COMO FAZER TINTA COLORIDA

Em todo meu histórico de pinturas em casa só 2 vezes comprei tintas coloridas.
Uma pra pintar essas cadeiras e a outra pra pintar a parede desse quarto.

Não me arrependi, mas não tenho a menor vontade de fazer novamente.
Acho muito mais legal temperar minha própria tinta e criar minha própria cor.

A dica vale pra qualquer tinta à base de água: látex, acrílica, pvc e até a esmalte {lembrando que tem a esmalte a base d’água e solvente e só dá certo se for a base d’água, mesmo o vendedor da loja diga que não serve}

Essa mistura serve pra pintar parede, madeira, papel, praticamente todo tipo de material… depende do tipo de tinta que você escolher (veja instruções do fabricante da tinta).

Você só vai precisar de tinta branca à base d’água (branco neve) e corante líquido ou pó xadrez.
O corante líquido é mais fácil de trabalhar e resulta em cores mais abertas. O pó xadrez tem uns macetes pra “não embolar” e resulta em cores mais terrosas (que eu particularmente não gosto). Se for necessário você pode usar numa mesma mistura o pó xadrez e o corante líquido.

Basicamente você vai misturar o corante com a tinta. Mas tem alguns truques e dicas:
– Antes de jogar o corante direto na tinta, faça um pré teste em um pouquinho de tinta a parte para ter certeza que eles se misturam sem problemas.
– Pra temperar usando o corante líquido é só jogá-lo direto dentro do recipiente com tinta branca e misturar. Mas se o corante for em pó, não joque direto porque será difícil conseguir uma mistura homogênea (vai embolar). Dilua previamente o pó, usando água. Num recipiente a parte, adicione água ao pó aos poucos até que fique líquido. Utilize um píncel para ajudar a dissolver e misturar. Aí sim você pode ir jogando essa mistura, devagar, na tinta branca.
– Não coloque uma grande quantidade de corante de uma vez, vá colocando aos poucos e misturando até chegar num tom um pouco mais claro que o desejado, porque depois de seco a tinta tende a escurecer. Pra testar, pinte um pequeno pedaço da superfície e espere o tempo de secagem ao toque para ver a cor como vai ficar. Leve também em consideração o local onde essa tinta vai ser aplicada, locais mais iluminados vão dar a impressão de uma cor mais claro e locais mais escuros vão dar a impressão de cores também mais escuras.


– É bom ir testando o tom da tinta sempre antes de acionar mais corante ou criar pincele a tinta em alguma superfície para ter uma noção melhor da cor.


– Se for criar uma cor composta, use um programa tipo Photoshop para ver a composição da cor desejada e ter noção das proporções de cada cor na composição. Não serve como parâmetro exato, apenas como norteador.
-Tente calcular mais ou menos quanto de tinta você vai usar e na dúvida faça a mais para não correr o risco de acabar e ter que fazer uma nova têmpera. Se isso acontecer você ficar com tintas de cores diferentes. Se não for usar toda a tinta branca, use um vidro com tampa para fazer a mistura, isso facilitará a identificação da cor posteriormente, caso sobre tinta.

Dica extra: você pode substituir a tinta branca por cola branca e terá como resultado uma cor mais pura (já que ao secar a cola fica transparente e a tinta não sofre a interferência da cor branca). Mas essa mistura só servirá para pequenas pinturas em objetos,  pintura de telas ou pintura decorativa em parede com essa e essa.

No mais é só seguir as instruções do fabricante da tinta.
Já fiz alguns posts com dicas de pintura:
 Restauração de móveis
– Paredes coloridas

Vantagens:

– Economia! Sai mais barato comprar a tinta branca e o corante que comprar a tinta preparada na cor desejada. Com uma mesma lata de tinta você faz várias cores. Só tempere a quantidade que vai usar.
Tendo tinta branca  e corantes você sempre poderá fazer a cor da tinta desejada em casa.
-Divertido! Escolha a cor, teste, misture, procure o tom certo, prepare sua própria cor!

Desvantagens:

– Se você não fizer a quantidade suficiente e tiver que refazer, ou se precisar fazer retoques futuros, provavelmente não conseguirá novamente o mesmo tom.
– Nem sempre você conseguirá atingir o tom e cores exatas que deseja, diferente de ter uma tabela de cores onde se escolhe exatamente a cor desejada
– Prático! Vai na loja, paga, leva e pinta (ou manda pintar)!

As fotos do post foram feitas de celular enquanto preparava cor da prateleira do quarto de Dorica!
Olha um pedacinho:
Em breve aqui!

Uma semana azul pra vocês

esse post foi publicado originalmente no antigo blog: as peripécias de eva agora ele compõe o acervo/arquivo de evinha c!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

é melhor com cookies! ao navegar neste site, concorda com o uso de cookies?